«Encontros do Mar» reuniram empreendedores da Economia Azul na Figueira da Foz

2017 05 EdM9

A terceira edição dos Encontros do Mar, este ano promovida pela Revista de Marinha e pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, com o apoio do Centro de Estudos do Mar e Navegações (CEMAR), teve lugar no Centro de Artes e Espetáculos no passado dia 11 de maio.

Os “Encontros do Mar” da Revista de Marinha têm como objetivo motivar e informar as empresas e as forças vivas da comunidade sobre as oportunidades que o Mar suscita, direta e indiretamente, à economia local. Para a Vereadora Ana Carvalho, em representação do Município da Figueira da Foz, os Encontros do Mar são, por estes motivos, particularmente bem-vindos à Figueira da Foz, cujo Plano Estratégico de Desenvolvimento, sob o lema ‘Figueira 2030, território sustentável do Atlântico’, espelha bem «a importância que a Câmara Municipal atribui ao Mar».

«A paisagem e o clima; as pescas; o porto; o ambiente urbano muito particular de alguns dos seus lugares, como Buarcos; muito do património material mas também imaterial; um certo modo de estar, de ocupação dos tempos livres, de celebração de valores e de relação com os espaços públicos e com o contexto natural, tudo aponta para a relação inequívoca da Figueira da Foz e das suas gentes com o mar», elencou a Vereador, lembrando ainda a importância da água enquanto recurso estratégico que coloca novos desafios «de criatividade e inovação, em áreas que vão da investigação científica à alimentação, energia, transportes, segurança, património, lazer e turismo, entre outras».

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, José Tavares, usou da palavra para, na primeira pessoa, lembrar a importância do mar na vida e história pessoal e coletiva dos figueirenses e de muitos outros portugueses, desde logo pelo seu potencial para a criação de emprego.

Ao longo da tarde de trabalho, oradores como Alexandre Fonseca, Fernando Carvalho Rodrigues, Victor Gonçalves de Brito, João Pedro Braga da Cruz, Rute Costa, António Miguel Amaral, Eurico Gonçalves e Miguel Marques discorreram sobre os desafios criados pela dinâmica histórica de «Portugal e o Mar», abordando ainda as temáticas das Atividades do Cluster do Mar (Construção e Reparação Naval), Desportos Náuticos (Remo, Vela, Surf)  e Atividades Marítimas, Investimento & Financiamento. A moderação dos diferentes painéis esteve a cargo de Eduardo de Almeida Faria e Orlando Themes de Oliveira. Diversos representantes de distintas áreas ligadas à Economia do Mar tiveram, também, a oportunidade de apresentar as suas empresas e serviços.

Durante os Encontros do Mar, o CAE recebeu ainda uma área de exposição de empresas locais e nacionais ligadas ao tema, e – cortesia da Docapesca – uma degustação de produtos do mar.