Primeiro-Ministro assina contratos de investimento na Figueira da Foz

2017 01 1ministro

O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve na Figueira da Foz, no dia 16 de janeiro de 2017, para presidir à cerimónia de assinatura de dois contratos de investimento entre o Estado e o grupo de produção de pasta de papel Altri, no valor de 125 milhões de euros, dos quais 40M€ beneficiarão a Celbi.

O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, saudou a presença do Primeiro-Ministro naquela que foi a sua primeira presença, nesta qualidade, no Concelho, considerando-a particularmente «oportuna» numa altura em que «importa que os poderes públicos redobrem os esforços para realçar, dar maior visibilidade e estimular aquilo que de melhor se vai fazendo nos diversos setores da sociedade e da atividade económica». O autarca lembrou a «vocação industrial da Figueira da Foz», que lhe garantiu, em 2015, «um volume de exportações oriundas deste concelho na ordem dos 439 milhões de euros».

«Essa é uma referência do concelho que o Município quer ver consolidada e reforçada e para a qual tem orientado muitas das suas políticas. Cito, a título de exemplo, a criação do Gabinete de Apoio ao Investidor, a criação da nova Zona Industrial do Pincho ou a aprovação, a acontecer em breve, de um pacote de incentivos fiscais de matriz local. A estas medidas concretas, junta-se a nossa disponibilidade para, a todo o tempo, apoiar as empresas no âmbito das nossas competências e atribuições ou para servir de veículo das suas aspirações e interesses junto das respetivas tutelas», acrescentou o edil.

João Ataíde referiu ainda a importância da CELBI e de outras unidades industriais, e o seu significado no que se refere à produção, facturação, receitas fiscais e criação de emprego, sem esquecer as ações no âmbito da responsabilidade social e da responsabilidade ambiental, do envolvimento com as comunidades circundantes ao apoio a causas de natureza social, passando pelas preocupações com o meio ambiente.

Em nome da Altri, Paulo Fernandes, um dos diretores executivos, anunciou que “melhorar a competitividade e gerar eficiências” são os objetivos dos investimentos contratualizados para o grupo que exporta cerca de 95% da sua produção para a Europa, tendo ainda quota de mercado na China e no resto do mundo, com um volume anual de vendas superior a 665 milhões de euros. Com os novos investimentos, a fábrica da Celbi, que é já a segunda maior produtora da Europa de pasta de papel, passará a ter o “maior e mais eficiente sistema de descasque de madeira do mundo”.

Perante os números avançados, António Costa louvou a “vontade de investir” das empresas, sublinhando que existem “boas razões para haver confiança”, como os “números animadores” das exportações, “em particular nos mercados europeus”.

A cerimónia de assinatura dos contratos contou com a presença dos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, bem como do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.