Portuguese English French German Spanish

Município da Figueira da Foz e a Navigator Paper figueira, SA assinam protocolo

2017 01 navigator

O Município da Figueira da Foz e a Navigator Paper Figueira, S.A. assinaram, no dia 11 de janeiro de 2017, um protocolo de cooperação, válido por um ano e renovável, destinado a potenciar ações de treino e simulacro de respostas a situações de emergência em contexto real, no âmbito da Proteção Civil.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), João Ataíde, e o representante e diretor fabril da Navigator Paper Figueira, S.A., Eng. Pedro Matos Silva, sublinharam a conveniência para ambas as partes em consolidar e reforçar a Segurança das Instalações Industriais e a partilha de espaço de posto repetidor de rádio.
Para a efetivação do protocolo, a Corporação de Bombeiros do Município da Figueira da Foz realizará visitas semestrais destinadas a conhecer as zonas de risco da Instalação e a apurar meios de combate a sinistros que possam ocorrer na Navigator. Paralelamente, serão realizadas, no âmbito do Plano de Emergência Interno, ações de treino anuais, que cobrirão todas as Brigadas de resposta a emergência da Navigator, ministradas pela Corporação de Bombeiros do Município da Figueira da Foz e com custos suportados pela Navigator. Para garantir a operacionalidade do Plano de Emergência Interno, será realizado, anualmente, pelo menos um simulacro de emergência no Complexo Industrial da Figueira da Foz da Navigator.
De acordo com o protocolo, o Município da Figueira da Foz autoriza a instalação e manutenção de uma infraestrutura para comunicação rádio, propriedade da Navigator, constituída por um armário interior e uma antena exterior, no seu posto repetidor da serra da Boa Viagem, fornecendo ainda à Navigator a energia elétrica necessária ao normal funcionamento do equipamento rádio e uma chave de acesso ao posto. Em contrapartida, a Navigator compromete-se a fornecer ao Município da Figueira da Foz o material necessário à Corporação de Bombeiros Municipais, mediante listagem fornecida pela mesma, até ao montante equivalente a 2.500 Euros anuais.