cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Natureza
Natureza
Cultura
Natureza
Arte
Desporto
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Protocolos e Parcerias

EPIS - Empresários pela Inclusão Social

 epis

A Câmara Municipal da Figueira da Foz, em 14 de Dezembro de 2012, assinou um Protocolo de Cooperação com a Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS), tendo sido também assinado protocolo entre esta Associação e a empresa Celulose Beira Industrial, (Celbi) SA, válidos por três anos letivos, no âmbito da Rede Nacional de Mediadores para o Sucesso Escolar no Município.

O presente projeto abrange o 3.º ciclo do Ensino Básico e tem como missão prioritária a intervenção na área da Educação, concretamente ao nível do combate ao insucesso e abandono escolares, com a premissa de que este é um aspeto fundamental para a inclusão social dos jovens e para a construção de um modelo coletivo de cidadania moderna.

Centrando essencialmente a sua intervenção ao nível dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (jovens entre os 13 e os 15 anos de idade), o enfoque da EPIS situa-se nos alunos que configurem casos de risco em termos de sucesso escolar, nos quais as metodologias educacionais se apresentem como potencialmente efectivas.

A metodologia concebida pela EPIS prevê o aumento da qualidade do acompanhamento parental e não parental, com recurso à capacitação de alunos, escolas e comunidade, baseada na transmissão de novas práticas que contribuam positiva e decisivamente para o sucesso escolar e inclusão social dos alunos.

No ano letivo transato, 2013/2014, o Município da Figueira da Foz, foi escolhido pela EPIS para avançar como projecto-piloto no 1º Ciclo do Ensino Básico, apenas no 1º e 3º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos seis estabelecimentos de ensino, dos quais dois serão escolas de controle.

Projeto Figueira da Foz Mar Pedagógico

mar

 

O que é?

O Município pretende desenvolver, em parceria com o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM), o Projeto "Figueira da Foz Mar Pedagógico", procurando assim contribuir para o desenvolvimento da consciência marítima junto das crianças e jovens figueirenses, criando condições para melhor conhecerem e viverem o mar e a “cultura marítima”.

O projecto municipal surge no âmbito do Projeto Cidade Mar Pedagógico, desenvolvido pelo FEEM, consistindo num “circuito de divulgação da Nova Economia do Mar, em que grupos de crianças e jovens, em idade escolar, são convidados a contactarem directamente com a actividade de várias entidades relacionadas com o mar, numa dada região.”

O "Mar Pedagógico" é uma iniciativa do Colégio Pedro Arrupe, no âmbito do componente "Visibilidade, Imagem e Cultura Marítimas" do Fórum Empresarial da Economia do Mar, que tem como Objetivo “Despertar para uma nova consciência marítima”, entendida como “o conjunto de conhecimentos, imagens, experiências, atitudes e valorizações acerca do Mar, dos seus recursos e potencialidades que permitem um desenvolvimento crescente e sustentado, e assim saber e compreender o que são os oceanos a sua realidade geográfica, histórica, económica e cultural, sem os quais é muito difícil entender o seu verdadeiro significado”.
http://marpedagogico.weebly.com/


O que faz?

O Projeto "Figueira da Foz Mar Pedagógico" pretende envolver entidades e instituições locais (escolas, empresas, associações e clubes desportivos) que desenvolvem atividades relacionadas com o Mar, visando a criação de um Guião Pedagógico orientador de visita, adaptada às várias idades, com informação relativa à Figueira da Foz, aos locais a serem visitados e às atividades que poderão ser realizadas.
Este Guião, a elaborar e a concretizar com o contributo dos parceiros locais envolvidos, poderá vir a constituir não só um riquíssimo recurso pedagógico local mas também um instrumento de divulgação turístico-pedagógica, que cative novos públicos a nível nacional.


A quem se destina?

Comunidade educativa em geral - jardins de infância, escolas do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclos), do secundário e do profissional.


Quais as Parcerias?

Foram convidadas diversas entidades e instituições locais (aguarda-se confirmação de aceitação de parceria).


Contactos
Projeto Figueira da Foz Mar Pedagógico
CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ
Edifício Paço de Tavarede
Largo do Paço, n.º 2
Tavarede
3080-612 Figueira da Foz
Tel.: 233401861; 233 401 865
Email:lucinda.jordao@cm-figfoz.pt ; jose.barraca@cm-figfoz.pt

 

 

Protocolo com a Fundação Rotária

A Câmara Municipal da Figueira da Foz patrocina, desde o ano lectivo de 1994/1995, uma bolsa de estudo concedida pela Fundação Rotária Portuguesa, por intermédio do Rotary Clube da Figueira da Foz, a alunos com carências económicas, residentes no Município e a frequentar com aproveitamento o ensino secundário ou superior.

Esta Bolsa de Estudo, denominada “Câmara Municipal da Figueira da Foz / Fundação Rotária Portuguesa” tem por base Protocolos assinados anualmente entre as três entidades com este objectivo.

À autarquia compete assegurar os meios financeiros para a concessão desta Bolsa de Estudo, enquanto ao Rotary Clube da Figueira da Foz compete assegurar o acompanhamento do Bolseiro, nomeadamente certificar-se das suas condições económicas, do seu aproveitamento escolar e do seu bom comportamento.

Protocolo para a Dinamização do Centro de Interpretação da Casa da Vela


casa vela

O que é?

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) possui um Centro de Interpretação anexo à Casa da Vela, na Serra da Boa Viagem, dedicado à população escolar e à problemática da floresta e da prevenção dos incêndios florestais, financiado pelo Programa EEAGrants.

Desde o princípio que o ICNF entendeu que o funcionamento deste Centro de Interpretação deveria ser articulado com a Câmara Municipal, outras entidades locais e as escolas do Município, na medida em que a oportunidade de sensibilizar a população escolar seria maximizada com a visita à própria Mata Nacional do Prazo de Santa Marinha e ao Cabo Mondego.

É da maior relevância criar oportunidades de uso desta infraestrutura para fins multitemáticos, da floresta, sua defesa, ambiente e conservação da natureza.

É do interesse do Município da Figueira da Foz, sustentado no Programa Municipal Figueira Cidade Saudável, a dinamização do Centro de Interpretação da Casa da Vela para a realização de atividades de caráter lúdico e pedagógico relacionadas com o tema da preservação do património natural e cultural da Serra da Boa Viagem, nas suas vertentes educativa, social, cultural, desportiva e lúdica, contribuindo desta forma para melhoria da qualidade de vida dos munícipes e a incrementação da educação ambiental junto da população escolar do Município.

É do interesse dos Agrupamentos de Escolas Figueira Mar, Figueira Norte, do Paião e da Zona Urbana, da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho e do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar desenvolver atividades educativas com os seus alunos e professores, com base no Centro de Interpretação da Casa da Vela, de uma forma articulada com o ICNF e o Município.

O Protocolo celebrado tem por objeto a dinamização do Centro de Interpretação da Casa da Vela, dedicado à defesa da floresta e valorização do património natural, cultural e patrimonial da Serra da Boa Viagem, com os seguintes objetivos:

Desenvolver um Plano Anual de Atividades sobre a Floresta e a Serra da Boa Viagem, destinado a todos os alunos da área do Município da Figueira da Foz, com especial incidência na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico;

Desenvolver capacidade de resposta para a comunidade escolar que, por sua iniciativa, queira utilizar o Centro de Interpretação da Casa da Vela com fins pedagógicos;

Desenvolver capacidade de resposta para outros grupos organizados do Município, com especial interesse nestas temáticas;

Desenvolver um Plano de Formação creditado em “Educação Ambiental da Serra da Boa Viagem – Apoio ao Centro de Interpretação da Casa da Vela” para os docentes do Município da Figueira da Foz;

Habilitar técnica e pedagogicamente o conjunto de técnicos e professores dos diferentes outorgantes, bem como os voluntários que adiram ao projeto, por forma a garantir uma diversidade de temas e de recursos humanos que enriqueçam os futuros Planos Anuais de Atividades do Centro de Interpretação da Casa da Vela;

Desenvolver os materiais pedagógicos e demais material de divulgação para Planos de Atividades dirigidos à população escolar, constituindo desta forma um Centro de Recursos Pedagógicos da Serra da Boa Viagem;

Criar as condições de base para que o Centro de Interpretação da Casa da Vela venha a disponibilizar uma oferta organizada para distintos públicos.

O Centro de Interpretação da Casa da Vela, com a criação de novas sinergias, representará um novo olhar sobre o património natural, que poderá constituir uma janela de oportunidades para o desenvolvimento local, reforçando a importância que a Mata Nacional do Prazo de Sta. Marinha tem de uma forma geral na Região Centro e em particular na Figueira da Foz.

Os diferentes parceiros, com as suas especificidades de intervenção, “emprestam” ao Centro de Interpretação da Casa da Vela, uma pluralidade de conhecimentos que enriquecerá a sua intervenção junto da comunidade escolar, criando assim um efeito multiplicador na comunidade figueirense.

O que faz?

Organização e dinamização de atividades de caráter lúdico e pedagógico relacionadas com a preservação do património natural, cultural e patrimonial da Serra da Boa Viagem, nomeadamente visitas de estudo dedicadas à problemática da floresta e da prevenção dos incêndios florestais, funcionando como “embrião” para valorizar o potencial da Serra da Boa Viagem, em áreas complementares entre si – floresta, fauna, flora, geologia e arqueologia - proporcionando às gerações futuras uma nova visão e um novo modelo de utilização deste “equipamento” natural.

Realização de formação para docentes, contribuindo para enriquecer o seu currículo através da aquisição dos conhecimentos a transmitir no âmbito de formação creditada “Educação Ambiental na Serra da Boa Viagem”, valorizando também um conjunto de saberes acumulados e conhecimentos científicos de docentes que, há longos anos, estudam a Serra.

A dinamização das atividades terá por base de partida o Centro de Interpretação da Casa da Vela e pode prever ainda atividades de ar livre na Serra da Boa Viagem e Cabo Mondego.


Todos os alunos da área do Município da Figueira da Foz, com especial incidência na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico


Em 14 de Março de 2013 foi celebrado o Protocolo entre:

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.
Município da Figueira da Foz
Agrupamento de Escolas Figueira Mar
Agrupamento de Escolas Figueira Norte
Agrupamento de Escolas do Paião
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar

  

CONTACTOS

Centro de Interpretação da Casa da Vela

CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Edifício Paço de Tavarede

Largo do Paço, n.º 2

Tavarede

3080-612 Figueira da Foz

 

Tel.: 233401861; 233 401 865

E-mail:lucinda.jordao@cm-figfoz.pt ; jose.barraca@cm-figfoz.pt

end faq

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |