cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Natureza
Natureza
Natureza
Arte
Cultura
Desporto
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Recuperação e Alargamento do Skate Parque da Praia da Cova Gala

Proposta Nº: 5

 

Nome do 1.º subscritor: Nuno Trovão

 

Título da Proposta: Recuperação e Alargamento do Skate Parque da Praia da Cova Gala

 

Descrição: A conceção deste projeto tem como base, um carisma de natureza desportiva e recreativa, com vista, à promoção de oportunidades do desporto para todos, onde procuramos dar espaço à prática dos desportos radicais planeando infraestruturas e concedendo as mesmas por pessoas que percebem e praticam o desporto do Skate, BMX e Patins em Linha.

Tendo a Figueira da Foz um enorme défice de skates parques realmente projetados pelos próprios praticantes destes desportos e com espaços de antigos skates parques abandonados e com o crescimento destas modalidades na Figueira da Foz, onde os jovens Figueirenses têm que sair da Figueira da Foz para praticarem em segurança o seu desporto de eleição, nomeadamente para os skates parques de Soure e Leiria.

É urgente recuperar estes espaços para termos locais adequados de pratica destas modalidades para os nossos jovens. Sendo assim o espaço do antigo skate parque da Praia da Cova Gala é um destes espaços que se podem recuperar através deste projeto, zona da Freguesia de São Pedro que cada vez mais é um centro de encontro de jovens, onde se encontra a maior escola de Bodyboard e Surf da zona Centro. Sendo que se pode projetar também neste espaço a pratica escolar do skate através duma escola de Skate no local, promovida pela Associação Bodyboard Foz Mondego e fazer intercâmbios com o Desporto Escolar.

Conscientes de toda a envolvência e necessidades que o projeto aporta, procurarmos recorrer a apoios que possam sustentar e contribuir para a implementação real desta ideia.

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1564

Surf Adaptado - Melhoria de Infraestruturas - Desporto para todos

Proposta Nº: 4

 

Nome do 1.º subscritor: Nuno Trovão

 

Título da Proposta: Surf Adaptado - Melhoria de Infraestruturas - Desporto para todos

 

Descrição: A conceção deste projeto tem como base, um carisma de natureza desportiva e recreativa, com vista, à promoção de oportunidades do desporto para todos, onde procuramos dar espaço à prática dos desportos aquáticos e de ondas a pessoas portadoras de deficiências, pessoas especiais.

Tendo a Figueira da Foz condições naturais para a pratica dos desportos de ondas e aquáticos e tendo a Associação Bodyboard Foz Mondego ter feito já diversos eventos de Surf Adaptado e como ter dado aulas a diversas pessoas especiais ao longo dos anos.
As dificuldades encontradas foi sempre as questões logísticas e de falta de infraestruturas nas praias com as melhores condições de ondas e meio aquático, Praia da Cova Gala e Praia do Cabedelinho.

Este projeto tem como objetivo a prática do Surf Adaptado, por indivíduos portadores de deficiência, assente sobre os princípios do respeito pela individualidade, comunicação interativa e participação de todos na pratica desportiva. Criação duma infraestrutura nas duas praias visadas onde haja oportunidade a todos poderem usufruir do Mar.

Conscientes de toda a envolvência e necessidades que o projeto aporta, procurarmos recorrer a apoios que possam sustentar e contribuir para a implementação real desta ideia.

 

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1381

Iluminar o Surf @ Cabedelo

Proposta Nº: 3

 

Nome do 1.º subscritor: Gonçalo Luís Vergueiro Ribeiro Cadilhe

 

Título da Proposta: Iluminar o Surf @ Cabedelo

 

Descrição: Projecto de implementação de instalações eléctricas relativas à iluminação Pública de uma área na Praia do Cabedelo - Gala - Figueira da Foz, destinada à prática dos desportos de ondas e a utentes da praia em geral.

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1903

Circuito de Manutenção do parque de Merendas e Bairro Gala Sidney na Freguesia de São Pedro

Proposta Nº: 2

 

Nome do 1.º subscritor: Maria Dulce Maia Cardoso Ponard

 

Título da Proposta: Circuito de Manutenção do Parque de Merendas e Bairro Gala Sidney na Freguesia de São Pedro

 

Descrição: Construir um circuito de manutenção à volta do Parque de Merendas da Freguesia de S. Pedro, com ligação ao Bairro Social Gala-Sidney, de forma a incentivar à prática desportiva a população em geral criando interacção saudável e desenvolvimento de relações sociais sem ambiguidade. 

Pretende-se também a recuperação do parque de jogos existente neste bairro que há vários anos se encontra degradado, de maneira que toda a população infantil, juvenil e sénior a ele tenham acesso integrando-o no circuito de manutenção para incentivar actividades desportivas saudáveis, instalando em pontos estratégicos aparelhos de fortalecimento muscular em madeira, mantendo assim as características ambientais limítrofes da floresta e a sua integração ambiental.Com esta acção gostaríamos de mostrar aos vários intervenientes que a prática de desporto saudável, pode ser uma mais-valia, ajudando a evitar possíveis comportamentos desviantes.

COMPLEMENTO DESCRITIVO: O percurso começa no Parque das Merendas, frente à Rotunda de S. Pedro, contorna este pela Rua Eng. António Gravato e chegando frente ao Mercado vira para a Rua das Indústrias. Ao fundo desta rua, vira para a zona pedonal do Bairro Social Gala-Sidney (1ª fase), atravessa para a zona pedonal da 2ª fase do Bairro paralelamente à Rua 9 de Outubro, faz a interceção com a Avenida 5 de Janeiro, contorna o campo de jogos do Bairro Gala Sidney, e volta em sentido contrário até ao Parque das Merendas.

Alguns dos pontos propostos para colocação dos aparelhos de recuperação muscular, sendo uma zona pedonal existente ao fundo da 1ª fase do Bairro Social, outros em áreas à volta do campo de jogos e ainda estrategicamente colocados à volta do Parque das Merendas.

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1676

MEL - Museu Etnográfico de Lavos

Proposta Nº: 1

 

Nome do 1.º subscritor: Mário Silva

 

Título da Proposta: MEL - Museu Etnográfico de Lavos

 

Descrição: Com uma presença histórica de mais 700 anos, a Vila de Lavos, hoje com cerca de 4.000 Habitantes, concerne a sua génese nas mais diversas áreas do conhecimento. Dada a sua relevância e heterogeneidade, um grupo de cidadãos independentes desta Vila, entende que, será de vital importância a criação de um Museu Etnográfico visando preservar as memórias da região, promovendo a cultura e a identidade Lavoense.

Situado na Vila de Lavos, concelho da Figueira da Foz o MEL – Museu Etnográfico de Lavos terá como base a reconstrução (estimada em 18 meses) de um edifico já existente de um armazém e servirá a preservação do espólio Cultural da região, salvaguardando materiais históricos no que respeita o labor e costumes agrícolas e piscatórios, desde a arte xávega aos marnoteiros, passando pela pecuária, gastronomia local, actividades lúdicas e de cariz religioso.
Situado na Vila de Lavos, concelho da Figueira da Foz o MEL – Museu Etnográfico de Lavos terá como base a reconstrução (estimada em 18 meses) de um edifico já existente de um armazém e servirá a preservação do espólio Cultural da região, salvaguardando materiais históricos no que respeita o labor e costumes agrícolas e piscatórios, desde a arte xávega aos marnoteiros, passando pela pecuária, gastronomia local, actividades lúdicas e de cariz religioso.

Para início de actividade do MEL, está previsto uma sala de exposição permanente constituída em grande parte por peças já existentes e dispersas por outras entidades locais (clubes, junta de freguesia, associações, etc.), bem como é esperado uma forte participação da população em geral na doação de outros materiais. O MEL terá ainda lugar para exposições temporárias (delineadas atempadamente e dinamizadas periodicamente), sala de reuniões, centro de interpretação, pesquisa e apoio á investigação.

Segundo dados do instituto nacional de estatística o número de dormidas em estabelecimentos de alojamento Turístico, Nacional e estrangeiros na Figueira das Foz, rondou os 175.740 indivíduos no ano de 2014, sendo que segundo os indicadores de atendimento nacionais e estrangeiros do posto de turismo da Figueira da Foz do mesmo ano foi de 10.956 Indivíduos.

Prevendo-se assim, que através de um plano de parcerias entre os demais agentes turísticos, desde o Roteiro dos Museus e espaços Museológicos da região Centro, Postos de Turismo, redes hoteleiras e instituições públicas e privadas o número de visitantes anuais do MEL poderá rondar os 50.000, potenciando actividades direccionadas ao mais variados Públicos, quer escolar, sénior, excursionista ou turista, sensibilizando a interacção da população em geral, promovendo a partilha de conhecimento.

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1779

Bicicampus - Centro Aprendizagem de Bicicleta

Proposta Nº: 3

 

Nome do 1.º subscritor: Tito Magalhães

 

Título da Proposta: Bicicampus - Centro Aprendizagem de Bicicleta

 

Descrição: A ideia consiste na criação de um circuito para promover a iniciação à condução de bicicleta, desenvolvimento de competências de condução de bicicleta/BTT e espaço para evoluir tecnicamente nessa modalidade. 

O local de implementação seria em terrenos a norte do Parque Campismo Municipal, Tavarede, por reunir o espaço natural de dimensões suficientes, perto do futuro centro de BTT da Figueira da Foz e de infraestruturas básicas como os balneários do parque.

O circuito consistiria em diversos percursos construídos em alcatrão (iniciantes) e outros em terra, para simular os trilhos de montanha, incluindo utilização de obstáculos naturais como troncos, pedras e outros.

Em paralelo planeia-se a implementação de uma casa de madeira anexa, que funcionará como ponto de apoio ao Campus, mas também como espaço para promoção da “cultura da bicicleta”, com a realização de ações de formação, promoção da condução segura e utilização consciente dos espaços verdes.

 

Atualizado em 29-09-2016

Visitas: 1792

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |