cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Natureza
Desporto
Natureza
Arte
Natureza
Cultura
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Castro de Santa Eulália (ou Olaia)

st olaia-sonia pintoLocalizado no Monte de Ferrestelo, nele encontram-se identificados em sobreposição 6 povoados (um do Neolítico, três da Idade do Ferro, um Romano e outro Medieval).


Os mais importantes vestígios datam da Idade do Ferro. O espólio arqueológico encontrado neste castro, nas diversas escavações de que foi alvo desde que o ArqueólogoSantos Rocha o identificou, está exposto no Museu Municipal Santos Rocha. 


Este sítio encontra-se classificado de interesse público desde 1954.

Atualizado em 11-09-2014

Visitas: 4497

Dolmen das Carniçosas

dolmen-carnicosasEste tumulus-dolmen das Carniçosas tem cerca de 10 metros de diâmetro. Escondia um monumento de grande envergadura composto de câmara e galeria. O espólio aqui encontrado, em diferentes períodos de escavação, encontra-se no Museu Municipal. Posto a descoberto pelo arqueólogo António dos Santos Rocha foi classificado, em 1910, como monumento nacional.

Faz parte integrante de um vasto conjunto de monumentos funerários que pontilham as serras das Alhadas, de Brenha e da Boa Viagem, definindo uma linha dolménica de cumeada.


Dolmenes

O arqueólogo António dos Santos Rocha identificou, até à sua morte, 19 dolmens, no território do Concelho da Figueira da Foz, em particular nas Serras da Boa Viagem, Brenha e Alhadas.

Dolmens são monumentos funerários que nos transmitem, como primeira mensagem, a ideia da capacidade de inscrever na paisagem marcas que simbolizam a crença na imortalidade do espírito.

Atualizado em 02-11-2014

Visitas: 4290

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |