cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Cultura
Natureza
Natureza
Desporto
Arte
Desporto
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Pelourinho de Redondos

pelourinho-redondos

Como vila independente até 1794, a antiga povoação de Redondos possuiu o seu próprio pelourinho. Muito semelhante, em forma e dimensões, ao de Buarcos, este pelourinho  construído em pedra calcária, foi igualmente levantado em 1561. No capitel, estiveram esculpidas, numa face, a esfera armilar sobre a Cruz de Cristo entre a inscrição da data - 4561- e, em duas outras faces, o escudo vazio e uma cruz. Imóvel de Interesse Público. 

 

 

Atualizado em 18-10-2014

Visitas: 2247

Cruzeiro (São Julião)

2014 - cruzeiro de sao juliao 2Este monumento homenageia as vítimas dos soldados franceses durante a 3ª invasão comandada por Massena. O período das invasões foi um período muito difícil para os figueirenses: entre as principais tragédias humanitárias da altura sinalizam-se a fome e a epidemia do tifo, contando-se cerca de cinco mil vítimas em 1810.

 

Este cruzeiro foi levantado em 1812 junto ao Convento de Santo António e é um imóvel de Interesse Público desde 1961.

Atualizado em 16-10-2014

Visitas: 2280

Pelourinho de Buarcos

Pelourinho-de-Buarcos

A freguesia de Buarcos possui, desde o século XVIII, dois pelourinhos, devido à anexação da vila de Redondos, mais acima, à vila de Buarcos, em 1794. Levantados no século XVI, em pedra calcária, e com a mesma linguagem formal e dimensão, o pelourinho de Buarcos eleva-se sobre três degraus, em coluna dórica, com capitel paralelepipédico. Na face norte do capitel está esculpido o brasão da vila, constituído por um barco sobre ondas, dominado por arco-íris e dois escudetes nos cantos. Na outra face um escudo e as restantes faces lisas.

 

Classificado como Imóvel de Interesse Público.

Atualizado em 19-11-2014

Visitas: 3031

Pelourinho da Figueira da Foz (Praça General Freire de Andrade)

pelourinho figueira p

Marco municipal e jurisdicional da cidade da Figueira da Foz, executado em pedra lioz, e levantado em 1782 sobre uma base de cinco degraus quadrados, na qual se eleva um pedestal bojudo e sobre este uma elegante coluna torcida, coroada por um capitel onde se encontram esculpidas, numa das faces em meio de ornamentos em conchas, as armas nacionais.

 

Classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Atualizado em 19-11-2014

Visitas: 3370

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |