cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Arte
Desporto
Cultura
Desporto
Natureza
Natureza
Natureza
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Spin

spin

 

 

SPIN Figueira – Programa Intermunicipal de Reutilização de Manuais Escolares

 

 

O Município da Figueira da Foz volta a integrar a rede do Programa SPIN. O Programa SPIN é uma plataforma de Reutilização de Manuais Digital e Intermunicipal, totalmente profissional e adaptado aos hábitos e às tecnologias dos dias de hoje.

Desenvolvido em parceria com a Book in Loop e lançado em 2017, o Programa SPIN Figueira surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objetivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20% do valor que pagariam.

 

Como? Em dois simples passos. Entregando os manuais, válidos e em bom estado, ao programa SPIN as famílias recuperam até 20% do valor de cada manual.

Da mesma forma, podem adquirir os manuais para o próximo ano letivo com 60% de desconto.

Contas feitas, a poupança pode chegar aos 80%.

Como funciona?

  1. Entrega dos Manuais Usados:

Depois de criada a conta, o munícipe deve então registar os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através de duas simples formas:

  1. Website spinFigueira.pt: na sua conta SPIN, basta escrever o número ISBN do manual para registar o livro. Automaticamente o sistema devolverá a informação sobre o manual em causa.
  2. App Smartphone: com a aplicação do Programa SPIN, basta apontar a câmara do telemóvel para o código de barras do livro e, automaticamente, o livro fica registado.

Reserva dos Manuais para o próximo ano:

Também na sua conta, o munícipe pode reservar os manuais para o ano letivo seguinte. Basta, para isso, escolher a escola e o ano letivo de cada um dos filhos. Automaticamente, o sistema apresenta a lista dos manuais que serão adotados pela escola, podendo selecionar aqueles que pretende receber.

2-      Depois de registada a compra, o sistema emite uma Guia. Os manuais devem ser assim entregues num dos pontos de recolha do programa, numa caixa e acompanhados com a Guia.

3-      Finalizadas as recolhas, todos os manuais seguem para o nosso centro logístico. Aqui, todos os manuais passam pelo nosso processo de controlo de qualidade, certificado pedagogicamente pela Universidade de Aveiro. Este processo garante que apenas os livros em bom estado e que não comprometem a qualidade de aprendizagem, encontram um novo dono.

Quais os pontos de recolha?

Os pontos de recolha serão:

  • Escola Secundária de Cristina Torres
  • EB 2,3 Pintor Mário Augusto
  • Escola Secundária Dr. Bernardino Machado
  • EB 2,3 Infante D. Pedro
  • EB 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo
  • EB 2,3 Dr. João de Barros
  • Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
  • Loja ponto já (Edifício Paço de Tavarede)
  • Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás

Até quando podem as famílias participar?

Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho.

Podem também reservar os manuais para o próximo ano letivo até dia 3 de Agosto.

 

O “problema” dos manuais escolares.

As famílias portuguesas gastam, em média, 169€ em manuais escolares, por filho, todos os anos entre o 5º e o 12º anos de escolaridade. Com as fichas de atividade, este valor sobe para os 216€. Esses manuais, apesar de duradouros, acabam muitas vezes numa prateleira, passados os 10 meses de utilização. Este problema representa, anualmente no todo nacional, uma despesa na produção redundante de novos manuais de dezenas de milhões de euros, a emissão de 20 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera e o abate de 40 mil árvores.

No Concelho da Figueira da Foz, os gastos anuais com manuais estão estimados em cerca de 590 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a fatura das famílias na aquisição destes recursos didáticos, no início do ano letivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória.

A reutilização tem vindo a crescer por todo o País, fruto de iniciativas da sociedade civil, das autarquias e do Governo, mas enfrentando sérias dificuldades. Desde a recorrente mudança de manuais, até à falta de mecanismos simples e cómodos para a troca, com os requisitos técnicos que os mesmos implicam (gestão de stocks, transportes e armazenagem), passando pela dificuldade de criação de um sistema objetivo de controlo de qualidade e de um incentivo para a entrega dos livros.

É para ultrapassar estes obstáculos que o município lança o Programa SPIN Figueira, um sistema profissional e com garantia de qualidade, que permite aos munícipes recuperar 20% das despesas com manuais dos anos anteriores e poupar 60% do PVP nos manuais para o próximo ano.

Estará disponível em spinFigueira.pt e na aplicação móvel (iOS e android) Programa SPIN.

Sobre a Book in Loop

A Book in Loop é uma startup portuguesa, spin-off da Universidade de Coimbra e incubada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, e na Startup Lisboa, que se dedica a desenvolver ferramentas de sharing-economy para o sector da Educação, o que lhe valeu a classificação pelo Semanário Expresso de “uma das 5 startups para estar atento".

 

A Book in Loop lançou em 2016 uma plataforma nacional de partilha de manuais escolares, distinguida como melhor site de ecommerce pela Associação da Economia Digital. Este portal já permitiu a mais de 50 mil famílias poupar mais de 1 milhão de euros em manuais escolares no arranque do ano letivo. A Book in Loop foi considerada pelo jornal Público como a “Uber dos Manuais Escolares”.

 

Para mais informações por favor contactar:

E-Mail: info@programaspin.pt

TM: 918 254 615

 

 

Atualizado em 12-06-2018

Visitas: 4024

Carta Educativa

A Revisão da Carta Educativa do Município da Figueira da Foz foi aprovada na Reunião de Câmara de 13 de setembro de 2016 e na Assembleia Municipal de 30 de setembro de 2016, aguardando homologação pelo Ministério da Educação.

 

pdf Relatório Final  Carta Educativa  

Atualizado em 28-10-2016

Visitas: 2539

Refeições Escolares

Artistas Digitais

 

Projecto Artistas Digitais – Parceria entre o Município da Figueira da Foz e o Centro de Competência  "Entre Mar e Serra"

XVII Edição do Concurso Artistas Digitais


 

Atualizado em 20-09-2018

Visitas: 3095

Conselho Municipal de Educação

 

O Conselho Municipal de Educação da Figueira da Foz é um órgão colegial, regulado pelo Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro, (alterado pela Lei n.º 41/2003, de 22 de agosto, retificada pela Declaração de Retificação n.º 13/2003, de 30 de setembro e pela Lei nº 6/2012, de 10 de fevereiro), o qual surge no seguimento de uma política de transferência de atribuições e competências da administração central para as autarquias locais.

 

Objetivos
Promover, a nível municipal, a coordenação da política educativa, articulando a intervenção, no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais interessados, analisando e acompanhando o funcionamento do referido sistema e propondo as acções consideradas adequadas à promoção de maiores padrões de eficiência e eficácia do mesmo.

 

Competências

  • - Coordenação do sistema educativo e articulação da política educativa com outras políticas sociais;
  • - Acompanhamento do processo de elaboração e de actualização da carta educativa;
  • - Participação na negociação e execução dos contractos de autonomia previstos nos artigos 47 e seguintes do Decreto-Lei 115-A/98 de 4 de Maio (revogado pelo Decreto-lei n.º 137/2012, de 2 de Julho);
  • - Apreciação dos projectos educativos a desenvolver no município;
  • - Adequação das diferentes modalidades de acção social escolar às necessidades educativas especiais, etc.;
  • - Medidas de desenvolvimento educativo, no âmbito do apoio a crianças e jovens com necessidades especiais, organização de actividades de complemento curricular da qualificação escola e profissional dos jovens e promoção de ofertas ao longo da vida, do desenvolvimento do Desporto Escolar, apoio a iniciativas relevantes de carácter artístico, desporto, preservação do ambiente e de Educação para a cidadania;
  • - Programas e acções de prevenção e segurança dos espaços escolares e seus acessos;
  • - Intervenções de qualificação e requalificação do parque escolar;
  • - Compete-lhe ainda analisar o funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino (caracterização e adequação das instalações, desempenho do pessoal docente e não docente, assiduidade e sucesso escolar das crianças e alunos, reflexão sobre as causas dos problemas) e propor acções adequadas à promoção da eficiência e da eficácia do sistema educativo.
  •  

Composição

  • - Presidente da Câmara Municipal e Vereador responsável pelo pelouro da educação;
  • - Presidente da Assembleia Municipal;
  • - Representante da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares;
  • - Representante da Junta de Freguesia, eleito pela Assembleia Municipal;
  • - Representante do pessoal docente do ensino secundário público;
  • - Representante do pessoal docente do ensino básico público;
  • - Representante do pessoal docente da educação pré-escolar pública;
  • - Representante dos estabelecimentos de educação e de ensino básico e secundário privados;
  • - Representante das associações de pais e encarregados de educação;
  • - Representante das associações de estudantes;
  • - Representante das instituições particulares de solidariedade social que desenvolvem actividade na área da educação;
  • - Representante dos serviços públicos de saúde;
  • - Representante dos serviços da segurança social;
  • - Representante dos serviços de emprego e formação profissional;
  • - Representante das forças de segurança;
  • - Um representante do conselho municipal de juventude.

 

 pdf Composição do Conselho Municipal de Educação - Mandato 2017/2021

 

Legislação aplicável

 pdf Decreto-Lei n.º 7/2003, de 15 de Janeiro 

  pdf Lei n.º 41/2003, de 22 de Agosto  

  pdf Declaração de Retificação n.º 13/2003, de 30 de Setembro

  pdf Lei nº 6/2012, de 10 de fevereiro

Atualizado em 20-09-2018

Visitas: 4201

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |