cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Natureza
Desporto
Natureza
Arte
Natureza
Cultura
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Sensibilização Ambiental

Na construção de um concelho com Ambiente saudável e com qualidade de vida, a Câmara Municipal da Figueira da Foz tenta proporcionar a todos uma localidade cuidada. A correta gestão dos resíduos sólidos urbanos, a gestão das águas de consumo, a qualidade dos espaços públicos e a limpeza das praias são algumas das preocupações do Município.

Através de campanhas de educação e sensibilização ambiental, a CM pretende sensibilizar e motivar as crianças, os jovens e os munícipes em geral para o desenvolvimento de uma “consciência ambiental “ que permita a adoção de comportamentos que privilegiem a proteção do Ambiente criando assim condições que a potenciem.

 

Horário e Locais de Recolha de RSU

 RSU

 pdf Folheto Informativo

 

Lixo Certo no Lugar Certo

lixo certo

  • Separe os diferentes resíduos;
  • Deposite o cartão, o papel, o vidro e o plástico nos ecopontos;
  • Nos contentores apenas devem ser depositados os resíduos domésticos;
  • Nas papeleiras coloque apenas pequenos resíduos;
  • Não deixe resíduos fora dos contentores do ecoponto;
  • Se tiver “monos” telefone para o 233 436 576;
  • Se o ecoponto estiver cheio contacte o nº 233 403 320 (Serviços de Higiene);
  • Se tiver dúvidas ou queixas coloque-as à Câmara pelo nº 233 403 333 (Atendimento ao Munícipe).


COLABORE
Nos termos do Regulamento de Higiene e Salubridade a deposição de resíduos comerciais em local inapropriado é punível com coima de 249,40 euros a 1.496,39 euros.

pdf Folheto Informativo

 

Resíduos Diferenciados

residuos ind 

 

Compras Light

 compras light

Reduza Tempo | Esforço | Dinheiro | Desperdício

  • Prefira espaços comerciais perto da sua residência;
  • Faça uma lista do que precisa e cumpra-a;
  • Reduza o desperdício: Prefira produtos avulso ou frescos, em embalagem familiar, de recarga, simples ou retomável.

Muitas embalagens são dispensáveis e tornam os produtos mais caros para os consumidores.

  pdfFolheto Informativo

 

Pratos Limpos

pratos limpos

 

Através da distinção “Restauração Ecológica”, esta iniciativa visa sensibilizar os proprietários, gerentes e empregados dos estabelecimentos de restauração para a importância de implementação de rotinas ambientalmente corretas no exercício da sua atividade

Depois de diversos contactos realizados junto do sector da Restauração, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com a SUMA, promove, todos os anos, a campanha de sensibilização “Pratos Limpos” dirigida aos responsáveis deste sector.


Com o objetivo de distinguir os estabelecimentos de Restauração que respeitam as regras ambientais, demonstrando que prestam um bom serviço ao cliente, a si próprios e ao Ambiente, esta iniciativa vai ser desenvolvida através da distribuição qualitativa de material informativo e de auditorias para aferição do envolvimento e empenho relativamente à triagem, acondicionamento e deposição de resíduos valorizáveis e indiferenciados.


Todos os estabelecimentos que cumprirem os procedimentos e regras de restauração associadas às boas práticas ambientais definidas em regulamento de participação receberão o dístico “Restauração Ecológica”, evidenciando aos “bons garfos” que o “Prato da Casa” também inclui o Ambiente.
A campanha pretende relembrar que só ganha direitos quem cumpre deveres! Por isso, os estabelecimentos aderentes a esta iniciativa serão avaliados, regularmente, de modo a garantir a manutenção do direito à distinção atribuída.

 pdf Folheto Informativo

 pdf Certificado

 

Ecossistema Dunar

Protecção da Dunas 

  • As dunas são sistemas arenosos muito dinâmicos e frágeis que estão expostos à ação do vento, ondas, marés, e precipitação.
  • A destruição do coberto vegetal nas dunas provoca o seu desnudamento. Solo “nu” é solo erodido, exposto aos agentes atmosféricos, físicos e químicos.
  • A formação das dunas só é possível se existirem plantas costeiras (“Psamófitas”). Estas plantas têm características específicas que permitem a sua sobrevivência num meio hostil e condições “agrestes” típicas do litoral.

 

Alguma Vegetação deste Sistema Dunar:

 

morganheira estorno cardo chorao
Morganheira das Praias: “Euphorbia paralias L.”

Planta vivaz, lenhosa com vários caules, sem pêlos e algo carnuda. Quando quebrada produz um látex, branco, tóxico. Surge na duna frontal, na face voltada para o mar, podendo estender-se para o interior.Floração: Março a Outubro

Estorno:

“Ammophila arenaria L.”

Planta vivaz, rizomatosa, de porte herbáceo.
Folhas enroladas, com pêlos fracos e densos no interior, sem pêlos lisas e brilhantes no exterior. 
Precisa constantemente de areia fresca para crescer e frutificar em boas condições. 
Surge nas nebkas* e topo da duna frontal.
Floração: Abril a Junho.

Cardo Marítimo: “Eryngium maritimum L.”

Planta vivaz, herbácea e robusta. Folhas firmes, algo espessas e sem pêlos. Influrescência disposta em capítulos.

Surge na duna frontal, podendo estender-se um pouco para o interior.
Floração: Maio a Setembro

 Chorão:

“Carpobrotus edulis (L.)N. E.”

Planta perene. Quase arbustiva.
Folhas carnudas, estreitas curvadas para cima e com ponta aguda.
Flores solitárias e fruto carnudo.
Floração: Março e Abril.

 

Alguns Fatores que Provocam Destruição das Dunas:

  • Pisoteio por pessoas;
  • Pisoteio por viaturas diversas;
  • Construções fixas sobre as dunas;
  • Construções que conduzem ao aplanamento das dunas.

 

Perfil de Sistema Dunar:

dunas

 

Praias

 

Bandeira Azul

Bandeira-Azul

A campanha Bandeira Azul, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas aí existentes. A Campanha apresenta três vertentes: praias, portos de recreio e embarcações de recreio, tendo como instrumento o galardão "Bandeira Azul da Europa". O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.
No âmbito desta candidatura é necessário a realização de, pelo menos, 5 atividades de sensibilização e educação ambiental que serão realizadas ao longo do ano. No entanto, 2 deverão ser concretizadas em plena época balnear, de preferência nas praias galardoadas. O Município da Figueira da Foz, à semelhança de outros anos, apresentou 4 candidaturas: Praia da Leirosa, Cova Gala, Torre de Relógio e Quiaios, tendo as 4 obtido o respetivo galardão.

Praia Acessível

Esta candidatura aplica-se às zonas balneares cujas águas foram identificadas para banhos de acordo com o DL 135/2009, 3 de Junho que agora foi alterado e republicado pelo Dec. Lei nº 113/ 2012. São parceiros desta campanha o Instituto Nacional para a Reabilitação, o Instituto da Água, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Turismo de Portugal. Tem como objetivo a atribuição de um galardão a praias que proporcionem condições de acessibilidade e que permitam plena utilização por utentes com mobilidade reduzida. Para tal é avaliado um conjunto de infraestruturas e meios, tais como passadiços, rampas, estacionamento, WC adaptados e segurança por existência de nadadores salvadores. Algumas exigências da candidatura, no que diz respeito aos meios existentes na praia, são de carácter imperativo, devendo ser cumpridas plenamente pela praia para que esta possa ser considerada totalmente acessível. As condições de mar para utilização de meios anfíbios, como tiralôs por exemplo, para apoio às pessoas com mobilidade reduzida, apresentam um carácter complementar.
A candidatura é dirigida, no caso do Município da Figueira da Foz, à ARH-Centro.
A Câmara da Figueira da Foz candidatou a Praia Acessível as Praias de Quiaios, Buarcos e Figueira da Foz, por serem as únicas que reúnem todos os critérios (imperativos) necessários à atribuição da Bandeira. Nas 3 será hasteada a Bandeira que identifica as Praias como Acessíveis para todos. Das 3 Praias, apenas a Praia de Buarcos apresenta características de mar para prática de banhos por pessoas com mobilidade reduzida, sendo disponibilizado pelo CM o serviço de utilização de tiralôs, assegurado pela contratação de 2 nadadores salvadores com habilitações próprias.

end faq

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |