cabedelo
surfsurfespacoondasmares

ptenfrdees
Desporto
Arte
Cultura
Natureza
Natureza
Natureza
Desporto
Internet Marketing Bruidsfotograaf

Apresentação "Os últimos Terranovas Portugueses", Senos da Fonseca

 

 CARTAZ APRESENTAÇÃO DO LIVRO OS ÚLTIMOS TERRANOVAS

31 agosto 

 

Hora: 16h00


Local: Casa dos Pescadores da Costa de Lavos 

 

Entrada: Livre


Público-alvo: Público em Geral

 

A Casa dos Pescadores da Costa de Lavos acolhe, dia 31 de agosto, a apresentação do "Os últimos Terranovas", a mais recente obra do autor ilhavense, que já escreveu outras publicações relacionadas com a temática da pesca do bacalhau e as embarcações portuguesas, fruto da sua aturada investigação.

"Os Últimos Terranovas Portugueses” é obra volumosa, com 600 páginas e ilustrada por outras tantas fotografias, na qual o autor traça um percurso por dez séculos de história da Faina Maior.

Numa perspetiva essencialmente histórica, o autor aborda com pormenor a participação portuguesa nesta saga e as suas relações com outras nações europeias, os métodos de pesca, assim como as tipologias de embarcação, não esquecendo a pequena embarcação do "dóri" que permitiu a pesca fundeada nos Bancos até ao século XX.

Patente no espaço, irá ficar até final de setembro, a exposição fotográfica "Faina Maior", composta por acervo do Arquivo Fotográfico Municipal. 

 

BIO: Senos da Fonseca, é formado em Engenharia Mecânica e foi maquinista naval. Tem vários livros publicados sob a temática do mar e das gentes do mar: "Saga Maior", os Ílhavos no marear da vida litoral fora (Séc. XVIII a Séc XX);"O naufrágio do "Senhor dos Aflitos", de 2018, "Embarcações Lagunares", "Os novos Maias na Costa Nova", entre outros.

 

Copyright © 2014 Município da Figueira da Foz | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn |